Curtir

9 de julho de 2011

Sabe aquele filme da Maratona do Harry Potter?

   Como você se sentiria se hoje chegasse uma coruja na sua casa, e entregasse uma carta que diz que você foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts? O que você sentiria ao pegar o Expresso de Hogwarts pela primeira vez e lá encontrasse toda a sorte de pessoas “esquisitas”, e estranhamente se sentisse pela primeira vez em casa?
Pois é exatamente isso que acontece com Harry Potter, provavelmente um dos personagens mais conhecidos e queridos da história do cinema e da literatura.  


   No primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, dirigido por Chris Columbus, acompanhamos Harry na descoberta de seu passado; quando era apenas um bebê, Harry foi o único sobrevivente a um ataque de Lord Voldemort, perdendo assim seus pais e sendo criado por seus tios, que durante toda a vida o negligenciaram e humilharam; sua primeira incursão pelo mundo bruxo, e a formação do que viria a ser posteriormente, a sua “família”em Hogwarts.
Ao chegar no colégio, Harry precisa passar pelo chapéu seletor, que destina cada aluno de Hogwarts á uma casa específica, que representará seu grupo lá dentro. São quatro casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa Lufa. Harry vai para a Grifinória.
Mas nem tudo é só felicidade no primeiro ano de Harry na escola. No mesmo ano, Harry precisa enfrentar de cara Lord Voldemort, que tenta com a ajuda do Professor Quirrel,sem sucesso, voltar à sua antiga forma humana, usando a Pedra Filosofal.
O filme foi bem recebido pela crítica, mas sem maiores alardes. Foi com certeza o filme mais fiel aos livros, tanto no aspecto estético, quanto de desenrolar da história.
Nesse filme, duas coisas merecem destaque. A primeira é a belíssima direção de arte, que nos imerge no mundo fantástico de J.K. Rowling... poucas coisas na vida se comparam à emoção de “entrarmos” pela primeira vez no Expresso de Hogwarts, e nossa visão do imponente castelo, especialmente no Natal e Halloween! A opção também por cenários reais, fugindo da computação gráfica, torna tudo muito mais mágico.
A segunda definitivamente é a trilha sonora, belissimamente composta pelo mestre John Willians.
Algumas curiosidades sobre o primeiro filme da saga:
J.K. Rowling insistiu para que todo o elenco fosse constituído por britânicos ou irlandeses, com a intenção de manter a integridade cultural do livro no filme.
● O filme arrecadou um total US$ 974 milhões, sendo assim a oitava maior bilheteria da história do cinema.

Maratona Cinemark

Tal como Harry, a sensação de se ir a qualquer encontro de fãs da saga, nos causa a sensação incrível que Harry teve em seu primeiro ano de Hogwarts. Pessoas caracterizadas, varinhas por todos os lados, briga entre “alunos” de diferentes casas (claro que a maioria é Sonserina), enfim... cada encontro de fãs é como se acabássemos de pegar o Expresso de Hogwarts.
E no primeiro dia de Maratona Cinemark, uma surpresa fantástica: estarei na Premiere de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, no Morro da Urca, com o ator Tom Felton, então teremos uma cobertura oficial do evento!

Postado por Biba Moreira


4 comentários:

  1. O primeiro filme foi Harry Potter e a Pedra filosofal.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o primeiro filme não foi Harry Potter e a Câmara Secreta. Esse foi o segundo.
    O primeiro foi Harry Potter e a Pedra Filosofal.
    =P

    ResponderExcluir
  3. É, o erro foi meu que na empolgação troquei o nome dos filmes.

    ResponderExcluir